15 dezembro 2011

2011 - Arabia Mountain, Black Lips

Ponto prévio nº 1: os Black Lips são os reis, os maiores da aldeia deles, da minha, e de todas as outras aldeias!

Já se foram os tempos do rock sujo de garagem e lo-fi do Let It Bloom, Black Lips! ou We Did Not Know The Forest Spirit Made The Flowers Grow. As gritarias ficaram um bocado para trás e o cheiro a praia ganhou mais força. De qualquer forma os Black Lips não romperam com o passado, apenas mudaram um pouco. É a vida.


Digamos que os Black Lips não perderam o seu espírito e intensidade. Apenas limparam um bocado o som e fizeram cancões mais completas, mais polidas, mais trabalhadas. Estão mais pop e dançáveis. O que poderia ter sido mau, na minha opinião, mas até não foi.


Arabia Montain é de uns Black Lips mais acessíveis, menos dados a um som sujo e cru. Os Black Lips seguiram o seu caminho. Não interessa se bem ou mal, se estão melhores ou piores. Simplesmente seguiram nesta direção. E eu gosto do resultado. Não sei se mais ou menos do que Let It Bloom, Good Bad Not Evil ou 200 Million Thousand, but who cares? Arabian Montain é um álbum do caraças! Cheio de energia de início ao fim, sem pontos baixos - eu não me consigo lembrar pelo menos - embora de quando em vez abradem o ritmo...mas é bem preciso abrandar porque não é fácil aguentar fisicamente as 16 músicas do álbum. Sim, este álbum tem 16 músicas, não tem 8+8.

Começa com a poderosa Family Tree e com mais uma carrada de canções que podiam na boa ser singles. Bem, qualquer uma destas 16 músicas dava um ótimo single. Depois de um início a todo o gaz o álbum acalma um bocado para no final voltar a ganhar força com New Direction e Noc-A-Homa. Acaba com You Keep On Running, como que para relembrar que não romperam com o passado, apenas seguiram caminho, e continuam a fazer o que lhes der na gana. Não podia acabar melhor. Pelo meio há muita coisa, toda ela muito boa. Arabia Mountain é Black Lips. Não devia ser preciso dizer mais nada.

Eu sei que já pus este vídeo aqui mas não resisti. É incrível.

Sem comentários: