Desde o dia em que na casa do meu tio Zé - no quarto da Sara ou do Zé Luís, não sei precisar - peguei no Odelay e no Midnite Voltures e os trouxe para casa para ouvir fiquei fã do Beck Hansen. Hoje, mais do que fã de Beck Hansen (nome “artístico”) sou fã de Bek David Campbell. O Homem, descendente de artistas, não teve sempre uma vida fácil mas goza hoje de um status no mundo da música que não está ao alcance de qualquer um – pelo menos é isso que eu penso – chegando lá por mérito próprio.
Beck conseguiu criar um estilo de música próprio, que não é folk, não é hip-hop, não é funk, não é blues, embora tenha esses elementos todos. Não é fácil, nem tem de ser, encaixar a música que Beck vem fazendo desde a década de 80 (o primeiro álbum é lançado em 1994 mas Beck já antes andara a dar música não só nos EUA mas também pela Europa, nomeadamente na Alemanha com o seu avó Al Hansen). Todas as influencias que Beck foi ganhando ao longo da sua vida resultaram num som/estilo inconfundível que se revela a cada novo trabalho desde Mellow Gold até Modern Guilty.
Em 2009 Beck teve a ideia de criar um projecto chamado Record Club, em que num só dia e sem preparação, ele e outros músicos convidados, gravariam covers de um álbum inteiro. Com ajuda de Nigel Godrich, Binki Shapiro, Thurston Moore, Wilco, Tortoise, Sergio Dias, Liars, St. Vincent ou Andrew VanWyngarden, entre outros, Record Clube já “recriou” álbuns de Velvet Undergroud and Nico, Leonard Cohen, Skip Spence, Yanni e INXS.
Eu que não gosto de álbuns de covers gostei muito de ouvir Velvet Underground and Nico e Songs of Leonard Cohen. OK, Record Club não passa de um grupo de amigos a divertir-se e a dar uso ao estúdio em L.A. e não faltam certamente vozes críticas à ousadia de Beck & Co. em reinterpretar monstros sagrados como os VU ou Cohen mas ouça-se, por exemplo, o que fizeram com Run Run Run. Eu acho que valeu a pena terem “perdido” um dia no estúdio em vez de estarem a apanhar sol. E também acho que o Beck tem um talento incrível.
3 comentários:
ah, foi no meu quarto! e beck é lindo, é o meu artista preferido a seguir ao enorme nick cave!!! ;))
bem me parecia! mas como não tinha a certeza...
gosto tanto da run run run e está muito «original» pela mão do beck, nem sabia que tinha estes projectos.não pára!
continua a informar-me destas coisas:).
bjinhos
Enviar um comentário