
09-09-09: o lançamento remasterizado de todos os álbuns originais dos 4 fabulosos de Liverpool marcou o dia de hoje. Este lançamento merece grande destaque pois trata-se daquela que foi a banda mais importante da história da música. Não apenas pela música em si, mas por todo o movimento que os acompanhou. Os Beatles mudaram uma geração e influenciaram outras ainda, directa ou indirectamente.
Embora goste dos Beatles de Please Please Me, Help! ou A Hard Day's Night, a fase mais "colored" dos Beatles - entre 66 e 68, é a minha favorita. Rubber Soul de finais de 65 é também extraordinário, assim como o Abbey Road. Contudo, quando penso em Beatles, a imagem que me vem à cabeça não é a dos Beatles a preto-e-branco, com o cabelo bem lavado e alinhado e barba feita que "invadiram" a América e dominaram o Mundo, nem os Beatles já com um ritmo diferente, em 69/70.
As imagens que me vêm à cabeça quando penso em Beatles são a capa do Sgt. Pepper's, o vídeo de Lucy in the Sky With Diamonds seguido do de Tomorrow Never Knows, lembro-me de músicas como Within You Without You ou A Little Help From My Friends, recordo-me de fotos coloridas e outras mais psicadélicas dos fab four...
Revolver e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band são os álbuns que mais gosto dos Beatles e dos meus favoritos de sempre. Em Revolver os Beatles inovam e marcam uma nova era na música mundial. Em Sgt. Pepper's há uma magia nas músicas que é quase impossível de descrever (nem importa aqui escrevê-lo), mas que se sente em cada audição do álbum, de princípio a fim.
Não me vou alongar mais. Apenas não queria deixar passar a data em claro e reforçar que, de facto, há um antes e um depois dos Beatles.
Tomorrow never knows
Sem comentários:
Enviar um comentário